Clubes em Juiz de Fora enfrentam crise

Eduardo Reis 27/05/09

Clube Cascatinha

Clube Cascatinha

Ser sócio de algum clube da cidade era, há pouco tempo atrás, uma prática comum entre grande parte das famílias brasileiras. Só Juiz de Fora há mais de 53 clubes locais. Contudo, é possível perceber mudanças nos hábitos e gostos dessas pessoas. As piscinas e as quadras de esporte dessas instituições estão deixando de ser os lugares mais freqüentados pelas famílias nos fins de semana.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Clubes de Juiz de Fora, Marcelo Guedes Barra, a diminuição de associados aos clubes tem vários fatores: a presença de piscinas nos condomínios, matrícula em escolas particulares e cursos extras, investimentos em bens duráveis como imóveis e carros. “O que vejo, hoje, é uma mudança nas prioridades das famílias. Com o mercado cada vez mais exigente, elas estão preferindo pagar escolas e cursos de língua estrangeira para seus filhos. Com isso, o corte em alguns gastos acaba sendo inevitável”, explica.

Prova dessa crise é a venda de um dos clubes mais tradicionais de Juiz de Fora, o Country Clube Cascatinha.O clube, que estaria com dificuldades de se manter, foi oferecido pelo preço de cinco milhões de reais, o que parece uma quantia até simbólica. A diretoria do Country Clube Cascatinha não quis se pronunciar a respeito.

O Sport Club é outro conhecido na cidade, mas que, apesar das dificuldades, ainda mantêm-se no mercado. De acordo com assessoria do clube o motivo dessa estabilidade é o forte investimento em escolinhas de esportes, com times próprios da casa. Além disso, o Sport diminuiu o preço das cotas para associados e aluga com freqüência sua quadra coberta para realização de festas.

Desde 2004 o empresário Rubens Veiga deixou ser associado a um clube social da cidade. De acordo com ele, a família teve que abrir mão de freqüentar do lazer para financiar a compra de um apartamento. “É difícil mudar de hábito, de rotina. No início, meus filhos estranharam a mudança, mas depois entenderam que era por uma causa maior”, conta.

Veja também:

Clubes de Juiz de Fora devem mais de R$ 1 milhão de IPTU para prefeitura

Uma resposta para “Clubes em Juiz de Fora enfrentam crise

  1. Pingback: Destaques da Edição 27/05 a 02/06/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s