Entrevista com o fotojornalista João Schubert

Tiago Vieira 22/03/09

João Schubert no GP de Montreal 2007, no Canadá (foto: arquivo pessoal)

João Schubert no GP de Montreal 2007, no Canadá (foto: arquivo pessoal)

Rubens Barrichello ainda dá um caldo? Reza a lenda, baseadas em testes feitos na Espanha, que o carro da Brawn GP, pelo menos para as quatro primeiras corridas, está em pé de igualdade com as grandes equipes. Acredita nisso? E o que tem a dizer sobre boicote “ligeiramente declarado” de Barrichello a Bruno Senna na antiga Honda?

Eles tem o orçamento garantido para 2009 e não têm responsabilidade nenhuma de vencer. Muito pelo contrário, baseado no retrospecto da Honda. Se não completarem nenhum GP, ninguém vai ficar puto com eles. Resumindo, eles não tem nada a perder. Minha teoria é que na Espanha o carro estava completamente “fora do regulamento” por dentro da carenagem, e fizeram aquele tempão, ou melhor, tempinho. Com certeza isso trará alguns patrocinadores, foi uma boa sacada, afinal eles foram a sensação do momento. Eu espero estar enganado e que a minha língua e a de milhões de brasileiros queime vendo o “Barrica” com bons resultados. A BGP vai surpreender? Vai, mas nada para nos deixar animados. Mas… Imagina se eles fizerem pódio em alguma das 3 primeiras corridas? [risos] Vai ser legal!

Sobre Bruno Senna VS Barrichello…

O Rubinho Barrichello deu sorte porque o Ross Brawn [dono da equipe] foi com a cara dele, ainda mais pelo fato de que o Rubinho foi o “pato” da Ferrari por muitos anos, sob o comando do próprio Brawn [da cúpula da Ferrari na época]. Ele sabe que o Barrichello é um cara fácil de comandar. Ao contrário do Bruno Senna que é um moleque novo, doido pra mostrar serviço, podendo acelerar demais e cometer erros “caros” para a equipe com a grana apertada.

O que teria dizer sobre os mandos e desmandos de Bernnie Eclestone, que alterou e depois retrocedeu quanta a forma de pontuação dos pilotos em 2009?

Não adianta chorar, temos que acostumar com as insanidades dos dirigentes a exemplo dos pneus “afinados” em 1993 e raiados mais tarde. Acho que todas as posições deveriam valer pontos.

E os novos carros? Gostou das alterações aerodinâmicas? Ficaram bem feinhos, mas pelo menos estão com um estilo retrô, meio anos 80, não acha? Só falta agora sair faísca do assoalho do carro.

Nem me fala disso, os carros são uma aberração. Nunca houve uma coisa ridiculamente horrível como isso. Parecem aqueles carrinhos de brinquedos de 5º categoria. Quem dera vermos algo parecido com uma MP4/4 novamente [modelo da McLaren pilotado por Ayrton Senna em 1988]. Faísca? Isso seria um sonho.

Massa versus Hamilton, quem vai levar o campeonato 2009?

Essa é difícil. Não sabemos até onde a McLaren está escondendo o leite. Espero que eles estejam realmente ruins. E o Louis Hamilton deve errar mais este ano, com um carro não tão bom (tomara) e tendo a obrigação de vencer. Quanto ao Felipe Massa, acho que ele vai tomar do Kimi [Raikkonen, companheiro de equipe de Massa na Ferrari]. Acho que o Kimi acordou, mas novamente espero estar enganado.

E, por fim, qual a maior loucura que você já fez para assistir um GP?

Rapaz, F1 é uma coisa tão fundamental na minha vida que eu não cogito dar errado, por isso faço tudo com a maior segurança e antecedência possível, para não precisar fazer loucuras. Mas a coisa mais arriscada que eu já fiz foi em 1997, quando fui pra São Paulo sem ingresso para tentar comprar com carteirinha de estudante vencida. E consegui. Hoje em dia isso é completamente impossível, pois os ingressos se esgotam com 1 ano de antecedência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s