Dicas do procon para o consumo na Páscoa

Talita do Carmo

Para um consumo consciente e seguro, os consumidores são orientados a observarem alguns dados nos produtos comercializados na Páscoa. O  Procon traz uma série de orientações sobre certos cuidados,  a fim de evitar dissabores nesta época.

Quanto aos chocolates e ovos de Páscoa, o consumidor deve proceder uma leitura cuidadosa do rótulo dos produtos, buscando informações como valor nutricional, ingredientes e data de validade, observando sempre que chocolates com recheio de frutas tendem a perecer com maior facilidade.

A atenção do consumidor deve aumentar quanto aos produtos com versões diet e light dos ovos de páscoa convencionais, pois essas nomenclaturas não significam, necessariamente, que esses produtos sejam  isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar ou energia.

Além disso, o consumidor deve ficar atento ao peso dos ovos, pois materiais da embalagem e eventuais brindes neles contidos  não podem compor o peso indicado no rótulo. 

Quanto aos pescados, também muito consumidos na Páscoa, na Sexta-Feira Santa,  o consumidor deve dispensar especial atenção às condições de higiene do local e a forma como estes são armazenados e acondicionados. Além disso, a escolha deve ser feita atentamente, observando que, em linhas gerais, o peixe deve estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, o corpo deve estar rijo e as escamas devem se desprender facilmente. No caso de lulas e polvos,  o consumidor deve adquirir os de cor mais clara, pois estes estarão mais frescos. Se o produto for industrializado há que se analisar as informações contidas no rótulo, como a data de validade.

Em se constatando  irregularidades nos estabelecimentos que comercializam pescados,  o consumidor deve procurar o órgão de vigilância sanitária do município. Já  as irregularidades na comercialização dos produtos podem  ser reclamadas no Procon.

O Procom está localizado na Av. Getúlio Vargas,200- 20. piso, centro, Juiz de Fora. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 9h. às 18h. e aos sábados das 9h. às 14h.

Fonte: Procom

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s