Filhos e trabalho: Mulheres revelam como dividem o tempo

Igor Gama – 11/03/2009

A cada dia mais mulheres inserem-se no mercado de trabalho, seja para a realização pessoal, seja para complementar a renda em casa ou para sustentar a família.

O desafio para elas é cumprir o expediente sem deixar os filhos desamparados. Dividir as horas do dia entre as obrigações do trabalho e os deveres de mãe exige dedicação e muito esforço.

Algumas contam com a ajuda de parentes para cuidar dos filhos, como é o caso de Solange Pereira, balconista de 32 anos, que tem um filho de 9 e sempre contou com o apoio da mãe. “A disponibilidade da minha mãe me dá tranquilidade para trabalhar, já que meu filho não precisa sair de casa e sempre está na companhia de uma pessoa confiável”, afirma ela. Solange admite que a longa jornada de trabalho de 10 horas impede que ela dê mais atenção ao filho, mas garante que verifica todos os deveres de casa nos finais de semana.

A atendente Carmem Duarte, de 42 anos, tem uma filha de 12, e revela que o trabalho nunca interferiu na educação da criança: “Eu tiro uma parte da manhã para ficar com ela. Acordamos juntas , por volta das 5:30. Enquanto tomamos café a gente conversa bastante e eu tiro todas as dúvidas dela. Estamos sempre almoçando e lanchando juntas”. Carmem completa dizendo que sua vida profissional é tão importante quanto ser mãe, e declara que nunca precisou deixar de trabalhar para cuidar da filha.

Ouça depoimento de Carmem.

Elza de Souza confessa ser bastante complicado atender a todas as necessidades dos filhos, que hoje já são adolescentes. Ela é proprietária de uma papelaria e tem uma jornada de trabalho de aproximadamente 12 horas. Elza afirma que o marido ajuda nas despesas da casa, mas não ajuda com as tarefas domésticas, o que compromete ainda mais a sua rotina diária: “Eu chego em casa, tenho que lavar, passar e cozinhar, enquanto meu marido chega em casa e vai assistir televisão.”

Sites relacionados:

Blog PodeRosa

Site da Universidade Metodista de São Paulo

Uma resposta para “Filhos e trabalho: Mulheres revelam como dividem o tempo

  1. Jaqueline

    quero saber sobre as mulheres de São Paulo, para um trabalho de literatura urgente para hoje.valorde 15 pontos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s