Índice de contaminados pela Aids em Juiz de Fora é alarmante

fita_aids

Eduardo Reis  13/05/09

Juiz de Fora é o segundo município mineiro com o maior número de pessoas contaminadas pelo vírus da Aids. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, a cidade registrou 2.060 casos desde o início da epidemia em 1986 até 2008, sendo que 1.411 são do sexo masculino e 649 do feminino. A média é de que há 17,4 pessoas soropositivas para cada 100.000 habitantes.

Em 1997 a Prefeitura de Juiz de Fora criou o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) com o intuito de trabalhar na prevenção e auxílio de pessoas infectadas pelo vírus. No centro, as pessoas assistem palestras educativas sobre as DSTs e, logo em seguida, fazem o exame de teste HIV e sífilis. Todo o trabalho acontece em total sigilo e o cidadão tem o direito de não se identificar. O resultado fica pronto em 10 dias e só pode ser entregue pessoalmente, sendo aberto junto com a equipe do CTA. Caso a presença do vírus seja confirmada, o paciente é encaminhado para o serviço de atendimento especializado.

Segundo a enfermeira do CTA, Marly Moura, a maioria das pessoas que buscam o exame espontaneamente tem medo de algum caso que aconteceu no passado ou possuem dúvidas com a relação ao seu parceiro. “Muitas vezes as pessoas vêm ate nós porque já tiveram algum tipo de DST e, por conta disso, ficam receosas de terem adquirido o vírus da Aids,” explica. Há aquelas pessoas que, também, fazem o teste por indicação médica, acidente de trabalho ou por terem sofrido violência sexual.

A dona de casa, M. S., fez o teste porque precisava do resultado para visitar seu marido na prisão. O exame é pré-requisito para mulheres que desejam fazer visitas íntimas à seus parceiros. “Eu nunca pensei em fazer esse teste, mas de qualquer maneira foi uma oportunidade para eu me cuidar. Apesar de confiar no meu marido, nunca se sabe o que ele pode ter feito antes de se casar comigo”.

O Centro de Testagem e Aconselhamento fica no 7º andar do PAM Marechal, na Rua Marechal Deodoro;496. Centro – Juiz de Fora/ MG.

Anúncios

Uma resposta para “Índice de contaminados pela Aids em Juiz de Fora é alarmante

  1. Pingback: Destaques da Edição 13/05 a 19/05/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s