Juiz de Fora completa 159 anos sem comemoração da prefeitura

Rodrigo Pedrotti – 27/05/2009

Juiz de Fora faz aniversário essa semana. Dia 31 de maio o município completa 159 anos. A população já espera uma programação especial para a data, mas, em 2009, a prefeitura anunciou que o aniversário da cidade será sem festa.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora, o executivo não vai realizar atividade comemorativa porque isso significaria muitos gastos ao governo municipal. O motivo seria a situação financeira da cidade, que está negociando uma dívida com o INSS, por exemplo.

Juiz de Fora cresceu e se tornou um importante pólo industrial

Juiz de Fora cresceu e se tornou um importante pólo industrial

Juiz de Fora surgiu na época de maior crescimento de cidades em toda a história do Brasil, o período minerador. Aos poucos, foi se tornando um importante pólo industrial. O município surgiu graças ao Caminho Novo, estrada que ligava o Rio de Janeiro à região das minas no período colonial.

A prefeitura pretende manter apenas os eventos já programados para o mês e a entrega do Mérito Comendador Henrique Halfeld, para os cidadãos de destaque.

Programação alternativa

Apesar da decisão da prefeitura, os 159 anos de Juiz de Fora não passarão totalmente em branco. Outros órgãos estão organizando programações culturais para movimentar esta data tão importante para a cidade. Entre 29 de maio e 14 de junho, por exemplo, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) expôs charges, cartuns, caricaturas e histórias em quadrinhos no 1º Salão de Humor de Juiz de Fora. A cantora Kika Tristão foi convidada para um show especial na próxima quinta-feira (28), no Teatro Pró-Música e a Quitanda Cultural promove o especial “Juiz de Fora 159 anos, um aquecimento” na Praça Antônio Carlos, dia 31 de maio, às 20h, com show do Lúdica Música.

Além disso a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) anuncia o “Corredor Cultural” com mais de 50 atrações para os dias 30 e 31 deste mês. Entre elas, música, teatro, dança, contação de histórias, artes visuais, capoeira, lançamentos literários, cinema, carnaval, artesanato e moda.

Todos os eventos vão ser realizados em praças públicas, no Cinearte Palace e no CCBM. Segundo o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, “o Corredor Cultural marcará as celebrações dos 159 anos de Juiz de Fora. Será uma comemoração com arte e alegria, que são marcas registradas de nossa cidade”. São mais de 50 atrações em 40 horas de programação gratuita. Confira aqui a programação completa do Corredor Cultural.

Anúncios

2 Respostas para “Juiz de Fora completa 159 anos sem comemoração da prefeitura

  1. Pingback: Destaques da Edição 27/05 a 02/06/2009 « Juiz de Fora Online

  2. Maayara

    Eu gostei do texto!Adorei!vcs podiam comparar jf hoje com opassado através de fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s