Semana de história na UFJF

Artimiza Miranda – 15/04/2009

A Semana de História atraí discentes de outros cursos e das outras universidade de Juiz de Fora.

Este ano a semana de história completa o seu 26ª edição, tendo como tema, os 20 anos da queda do muro de Berlim e a construção de uma nova ordem mundial.  É um evento tradicional na UFJF e organizado sempre pelos discentes. A queda de muro de Barlim não significou simplesmente o fim da divisão  do muro construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, que dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar a  Alemanha Ocidental para Alemanha Oriental, ou vice verssa, mas foi um marco simbólico de extrema importância para a crise do Socialismo Real, e dois anos mais tarde o fim da União Soviética e conseqüentemente a consolidação dos Estados Unidos como potência mundial.

Muro de Berlim

Muro de Berlim

Para o mestrando da  história Wallace Andrioli Guedes, que é um dos organizadores ” trazer grandes especialistas dessa tematica ja é uma vitória e a queda do muro de Barlim foi um marco histórico tão importante no século XX a ponto do historiador britânico Eric J. Hobsbawn, colocar que o século XX termina com a queda do muro de Berlim no consequente dois anos depois fim da União Suviética e fim da guerra fria, agora com esse aniversário de 20 anos acredito que este ano é um tema que vai estar totalmente em voga tanto na mídia como nos vestibulares; assim queremos dar a nossa contribuição”

Mestrando Wallace Andrioli Guedes

Mestrando Wallace Andrioli Guedes

O evento conta com um dos melhores palestrantes do páis, na área de economia temos a economista e professor Frederico Gonzaga da UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais, que deu a palestra de abertura. Em política temos o cientista político e professor da UFJF- Universidade Federal de Juiz de Fora, Paulo Roberto Figueira Leal. Essas e outras personalidades vão marcar presença nas atividades.

Não perca. Confira a programação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s