Sopa dos Pobres dá lição de solidariedade

Gihana Fava – 20/05/2009

“Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”. A definição da Organização das Nações Unidas retrata muito bem a história de Rita de Cássia Rezende. Há três anos ela trabalha como voluntária na Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres, em Juiz de Fora.

Rita trabalha na cozinha da Sopa dos Pobres

Rita trabalha na cozinha da Sopa dos Pobres

Rita lava, corta e prepara os legumes servidos no almoço, todas as segundas-feiras, além de lavar pratos para cerca de 200 atendidos diariamente. “É um serviço muito gratificante. A gente pensa que está doando, mas ganha muito mais em troca”, explica a voluntária que chega às 8h da manhã e só sai de lá depois das 13h.

Criada através de uma iniciativa privada, a Sopa dos Pobres existe há 78 anos, servindo refeições gratuitas para pessoas carentes. No cardápio há sopas, legumes, pão, frutas e, quando a dispensa permite, tem sobremesa. O projeto se mantém graças às doações de pessoas associadas, mercados da cidade e, principalmente, pelo trabalho dos 13 voluntários atuais. De acordo com a gerente administrativa do local, Roselaine Assunção, a maioria deles é composta por aposentados: “São pessoas que vêm até aqui e oferecem ajuda, sem eles a casa não funcionaria”.

Hora do almoço: 200 refeições gratuitas diárias

Hora do almoço: 200 refeições gratuitas diárias

 

 

 

 

 

 

 

 

Como ajudar

Para as pessoas que não podem atuar diretamente como voluntárias, a Sopa dos Pobres também recolhe roupas, calçados, cobertores, enxovais e alimentos, que são entregues aos atendidos. Basta levar as doações até a sede que fica na Rua Santo Antônio, 110, Centro. Uma outra forma de contribuir é depositar uma quantia em dinheiro na conta do Banco do Brasil, Agência 0024-8, número 8613-4. O telefone é 3211-8401.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Uma resposta para “Sopa dos Pobres dá lição de solidariedade

  1. Pingback: Destaques da Edição 20/05 a 26/05/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s