Voluntariado sem fronteiras

foto-boa-1-150x150

Ana Paula passou 66 dias em Bogotá

Você já imaginou viajar de Juiz de Fora a Bogotá para trabalhar em uma das comunidades com maiores índices de violência da capital colombiana? Foi isso que fez Ana Paula Resende, aluna de Odontologia do 8º período da UFJF, de janeiro a março desse ano. Por iniciativa própria, ela decidiu buscar um intercâmbio em que pudesse colocar em prática sua vontade de contribuir para a sociedade e, ao mesmo tempo, descobrir uma nova cultura. Ela encontrou a oportunidade na Aiesec, uma organização internacional de estudantes que tem escritório em Juiz de Fora.

“Eu esperava uma experiência fora do convencional que, geralmente, fica restrita a questões como aprendizado de língua”, explica Ana Paula. Ao chegar na Colômbia, a estudante foi recebida por integrantes da Aiesec  e conheceu o local de trabalho. Ela auxiliou a ONG Fundación Nueva Vida para Todos, dedicada a melhoria da qualidade de vida de crianças carentes do bairro Ciudad Bolivar – região em que há suspeitas de atuação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). “Me senti segura dentro da comunidade, não tive contato com a violência”, conta Ana Paula.

sdc10209-150x150

Ela foi recebida por membros da AIESEC na cidade

De acordo com Faviane Teixeira, presidente da Aiesec em Juiz de Fora, Ana Paula é um exemplo do perfil dos estudantes que buscam a experiência de intercâmbio. “Procuramos jovens interessados em causar um impacto positivo na sociedade”, afirma. Para participar, basta ser estudante, pós-graduando, mestrando ou formado até 2 anos e se inscrever nos processos seletivos, que acontecem durante o ano, através do site www.aiesecjf.org.

Anúncios

Uma resposta para “Voluntariado sem fronteiras

  1. Pingback: Destaques da Edição de 10/06 a 23/06/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s