Declare o Leão sem dor de cabeça

Jaqueline Harumi – 15/04/09

O período de recebimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2009 para pessoas físicas vai até 30 de abril. Quem tem de declarar o Leão deve ficar atento.

Segundo o contador Fábio Frossard Rangel, dentre os documentos básicos muitas vezes esquecidos pelos contribuintes estão os extratos bancários, o informe de rendimento de empresa e as transações de veículos e de imóveis.

O recepcionista Jorge Alberto Camasmie (44) acredita que o maior problema encontrado está no sistema para preenchimento adotado pela Receita Federal (ouça seu depoimento).

Apesar de descontente com o atual processo de declaração e cobrança de IR, Jorge já cumpriu com sua obrigação em meados de março, duas semanas depois da abertura do prazo. Ele exprime o porquê da injustiça de valores cobrados.

Veja como fazer a declaração de IR

A saída para driblar a dificuldade encontrada com o sistema é contratar os serviços de um contador. Segundo Fábio Rangel, “a pessoa que faz por conta própria não tem o conhecimento que o contador tem, até de recursos para fazer [a declaração]” (ouça).

fabio-trabalhando

O contador afirma que a procura para Declaração de IR aumentou em 2009

“Às vezes há problema do próprio cliente em trazer a documentação. Além disso, 90% das informações de processos trabalhistas não batem: a empresa informa um valor que não é compatível com o que o funcionário tem que informar”, complementa.

“Hoje estou com 200 declarações para fazer. Fiz 100 e das 100 que estão faltando deve ter umas 70 que ainda não me mandaram documento”, exemplifica o contador.

Saiba como escolher um contador de confiança

Leia mais

Nova tabela de IR para 2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s