Empreendedorismo em Cima do Salto

Carolina Macedo – 11/03/09


O empreendedorismo feminino não é propriamente uma novidade pós revolução feminista. Uma das ações mais empreendedoras da história da humanidade, o desenvolvimento da agricultura, é atribuído às mulheres que viveram por volta de 10000 a.C. Em termos de pós contemporaneidade, as brasileiras estão conseguindo expressar em números as conquistas na luta contra a discriminação por gênero. Segundo dados do IGBE, a presença feminina na população economicamente ativa do país cresceu 9%, enquanto a masculina caiu 4% .

Em uma cidade como Juiz de Fora, na qual a economia está muito atrelada a empresas de pequeno porte o empreendedor tem papel fundamental. Segundo o diagnóstico estratégico econômico, divulgado em outubro de 2008, 58% do PIB juizforano vem do comércio e da prestação de serviços. Seis em cada dez novas vagas de emprego criada na cidade também vêm do terceiro setor.

A oportunidade de gerir uma empresa pode surgir de onde menos se espera. Foi o caso de Jane, que em um momento de crise financeira e familiar descobriu a realização como taxista. Segundo uma das únicas motorista de Juiz de Fora, a responsabilidade como chefe de família a levou a se aventurar em uma profissão tipicamente masculina.

Para Elizabeth Guedes, que é dona de um dos mais tradicionais restaurantes a quilo de Juiz de Fora, o que diferencia o homem da mulher no mercado de trabalho é que elas não abrem mão da família. Segundo uma pesquisa do SEBRAE, para 47% das mulheres de negócios o ponto mais preocupante da profissão é a interferência na educação dos filhos. Já entre os homens esse é um ponto de conflito para apenas 26%.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s