Lá vem a marola

Tiago Vieira 15/03/09

“Lá [nos EUA], ela [a crise] é um tsunami; aqui, se ela chegar, vai chegar uma marolinha que não dá nem para esquiar”. Uma pérola alocada dentre tantas outras proferidas pelo presidente Lula. Sejam elas alvas pérolas, como o emaranhado cômico alardeado por ele em vários veículos, à cerca das sapatadas sofridas pelo ex-presidente Bush no Iraque. Ou pérolas de negrume evidente, com analogias marítimas equivocadas sobre a proporção da recessão norte-americana, de irradiação global e eclodida no findar de 2008.

Para o economista C.H. Paixão Lula "promoveu o repúdio da opinião pública"

Para o economista C.H. Paixão Lula "promoveu o repúdio da opinião pública" com declaração (Foto: Arquivo Pessoal)

A respeito da pérola em questão, o economista Carlos Henrique Paixão, opina: “O presidente tem dever de evitar desconforto na população, acalmando concidadãos e trazendo mensagens otimistas. Entretanto, utilizando-se de um diminutivo jocoso para uma situação global séria, promoveu o repúdio da opinião pública”.

O economista segue contestando a postura do presidente, fazendo mais abalizamentos: “Informações devem ter sempre respaldado técnico qualificado. Para os que ignoram a globalização, a crise ainda está chegando. Para os que reconhecem que o mundo é um só, a crise já chegou”.

“Trazendo a crise para Juiz de Fora”, localizamos residentes que se relacionam diretamente com a situação econômica mundial, mesmo o fazendo virtualmente no conforto do lar. A bancária Aline Zimmermann, desde 2007, investe na bolsa de valores de São Paulo (Bovespa). No início, confessa que perdeu dinheiro em sua “alfabetização” como investidora, mas agora diz ter completo domínio da prática.

Na atual conjuntura, a bancária não se intimida. Transparecendo arrojo, Aline crê que este é o momento de investir: “Devido a crise, não há consenso sobre os rumos que a bolsa tomará. Investir em empresas sólidas, como Petrobrás e Vale do Rio Doce, é uma boa alternativa. Após a crise, as ações dessas empresas vão subir. E nesse momento venderei as minhas!”.

Confira o que o universitário e investidor da bolsa Marcelo Reis tem a dizer sobre a situação econômica  mundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s