Juiz de Fora: a nova Manchester Mineira

 

Estrada União Indústria

Estrada União Indústria

Juiz de Fora possuía mais de 160 indústrias e era considerada a maior de Minas Gerais na última década do século XIX. Hoje, a cidade se mantém entre as grandes cidades do estado, apesar do declínio no setor industrial. Conhecida informalmente como Manchester mineira (na época as duas cidades eram bastante industrializadas), a cidade vê hoje o destaque do setor de serviços na economia, assim como a cidade inglesa.

 

 Mas quais são as explicações para essa mudança nos rumos da cidade? Para o historiador Ângelo Carrara, fatores como a Lei Áurea impulsionaram a economia. “O surto de crescimento urbano de Juiz de Fora é explicado principalmente pela disponibilidade de capitais antes direcionados à compra de escravos, a principal mão de obra local até a abolição, em 1888”, diz.

 De acordo com o historiador, a cidade não está hoje em um período de declínio, mas sim de transição natural. “Na realidade, historicamente a indústria tende a reduzir o número de empregados em favor do setor de serviços, apesar de a indústria manter-se na liderança da economia capitalista na geração de tecnologia e, portanto, de capital”, afirma. 

Hoje, tanto Manchester (na Inglaterra) quanto Juiz de Fora se caracterizam por um forte crescimento no setor de serviços. A cidade inglesa, um dos berços da Revolução Industrial, é a segunda maior nesse setor dentro do país. “Juiz

Rua Halfeld em 1930

Rua Halfeld em 1930

de Fora desde o século XIX dispõe de um importantíssimo setor que abrange escolas, comércio, transportes”, explica Ângelo. 

 

De cidades fortemente industrializadas, tanto Juiz de Fora quanto Manchester se mantiveram como pólos econômicos, baseadas no setor de serviços. A comparação entre as duas ainda é válida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s