Os males do tabaco

Cláudia Oliveira

Após anos de consumo, o tabaco vem perdendo suas características “positivas”, e mostrando seu verdadeiro perfil. Hoje não há mais muita dúvida sobre os malefícios do uso de seus derivados para a saúde do fumante e de todos que vivem ao seu redor.

2908_cigarro

O total de mortes devido ao uso do tabaco já atingiu a cifra de cinco milhões por ano. No Brasil, cerca de duzentas mil pessoas morrem anualmente em decorrência do cigarro, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A professora de balé Cláudia Beatriz Cemino tem o exemplo da doença causada pelo cigarro em casa. “Meu pai fumou mais de cinquenta anos, para ele parar foi uma dificuldade, tem dois anos que ele não fuma mais porque ele está com efisema pulmonar.” Conta a professora.

O desconforto causado pelas doenças e os prejuízos econômicos delas decorrentes como gastos com hospitais, médicos e remédios, faltas no trabalho, diminuição da expectativa de vida, além do sofrimento para os familiares e amigos tornam o cigarro o grande responsável pela queda da qualidade de vida dos fumantes e de quem convive com eles.

Que o cigarro faz mal, e pode causar vários tipos de doenças todo mundo sabe, mas quem fuma pode não ter consciência do mal que pode estar causado à pessoa que fuma e as outras que estão por perto. O otorrino Guilherme Magalhães de Carvalho, médico há doze anos, explica os malefícios do cigarro e comenta algumas dicas para quem quer parar. Ele conclui que para deixar o vício é preciso pedir a ajuda de especialistas e a pessoa precisa ter muita vontade de parar.

2 Respostas para “Os males do tabaco

  1. Bianca

    Eu tenho algumas perguntas.
    Primeira:
    Qual foi o pior caso de fumo q o senhor já viu?
    Segunda:
    Qual é a pior substância existente no cigarro?

    Obrigada

  2. concordo plenamente só tenho 13 anos msm assim sei q o uso do tabaco faz mal a muitas pessoas msm q a pessoa só fuma em uma casa os familiares dele vai ter doenças mais pra frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s