Acessibilidade em Juiz de Fora

Álvaro Dyogo – 24/06/2009

As políticas de acessibilidade são maneiras de facilitar o acesso das pessoas com deficiência a terem uma vida social mais digna, aproximando-se das condições ideais. Podem ser observadas em espaços urbanos, transporte público e até mesmo na internet. Em Juiz de Fora, existem alguns projetos que se preocupam em garantir acessibilidade aos deficientes.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já teve um projeto que visava mudar o comportamento das pessoas para que a barreira da atitude fosse rompida, fazendo a população refletir sobre as condições dos portadores de deficiência. O Projeto Incluir, como era denominado, recebeu a aprovação do Ministério da Educação e teve duração de um ano.

Divulgação

Divulgação

Outro projeto de acessibilidade diz respeito a algumas linhas de ônibus urbanos, que se preocupam em manter carros especiais para dar acesso aos cadeirantes. Para o aposentado Francisco Vieira, cadeirante há oito anos e morador do bairro Grama, o maior problema é que a frequência dos ônibus especiais é ainda muito baixa. “Precisamos ter sorte para conseguirmos transporte no tempo ideal. Como são muito poucos horários, ficamos dependentes de uma forma ou de outra”, considera. De acordo com a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, o número de ônibus adaptados para deficientes físicos em Juiz de Fora vai subir de 15 para 27 até o final de outubro deste ano.
Na internet, a acessibilidade normalmente está vinculada ao acesso à rede por pessoas com deficiência visual. O portal Acessa.com vai um pouco além deste conceito, com a implantação de um caderno de Direitos Humanos que discute questões de acessibilidade em todos os níveis. A ideia do portal é garantir um espaço inclusivo, onde possam ser dialogadas questões de interesse filantrópico. Acessibilidade: aliando políticas públicas à integração social .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s