Acessibilidade: para sair do papel

Gihana Fava – 24/06/2009

Símbolo internacional da acessibilidade

Símbolo internacional da acessibilidade

Você já ouviu falar em acessibilidade? Mais que permitir o acesso democrático aos portadores de deficiência em todas as atividades que eles necessitem realizar, o conceito engloba a adaptação.

Hoje o termo é amplamente discutido em duas vertentes: no espaço urbano e na Internet. Enxergar o problema nas ruas é bem mais fácil e comum: calçadas que impedem a passagem de uma cadeira de rodas, falta de ônibus adaptados, inexistência de rampas e elevadores em lugares públicos etc.

Mas quando falamos no mundo virtual, a ideia de modernidade e alta tecnologia que a Internet denota esconde um problema que afeta a maioria dos 25 milhões dos portadores de deficiência no Brasil. Para que essa acessibilidade se torne eficaz é preciso haver investimento em conteúdo e programações especiais para este público. Entretanto, pouco tem sido feito, a maioria das iniciativas são de ONGs e existem casos de deficientes que criam seus próprios sites  para informar sobre suas limitações.  Outro caso bem interessante é o da Revista Sentidos, que mantém em seu portal a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para todos os textos publicados.

Já não é mais novidade que os portadores de deficiência física ocupem postos de trabalho importantes. No futuro, a tendência é de que os recursos tecnológicos se desenvolvam cada vez mais para ajudar nessa adaptação e tornar a acessibilidade, hoje distante e difundida apenas para a minoria, em algo bem maior.

Uma resposta para “Acessibilidade: para sair do papel

  1. Pingback: Especiais do mês de junho « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s