Uma vida de devoção ao cinema

Mariana Franzini – 29-04-2009

Aos 79 anos, Waltencir Parizzi é a memória viva do cinema em Juiz de Fora. Entre 1944 e 1995, ele desempenhou quase todas as funções no Cine-Theatro Central – foi porteiro, bilheteiro, supervisor e gerente da casa. E viveu os melhores momentos deste templo da indústria do sonho.

Waltencir cuidou do Cine-Theatro Central por mais de 50 anos

Waltencir cuidou do Cine-Theatro Central por mais de 50 anos

Numa época em que a televisão era incipiente e o cinema vivia seu apogeu, quatro sessões diárias eram oferecidas aos juizforanos que lotavam o Central. Uma boa parte da programação que encantou e divertiu o público no passado pode ser resgatada graças à dedicação de Parizzi. Responsável pela programação mensal, o funcionário orgulha-se de ter realizado durante anos a manutenção do teatro. “Era por amor àquele trabalho, à arte, ao cinema, que, se uma telha quebrasse, eu subia ao telhado com um pedreiro para trocar”, explica Parizzi. E o ex-gerente cita – como só quem devotou mais de 50 anos a um mesmo objetivo sabe – o número exato de janelas, banheiros e de pontos de luz do Cine-Theatro Central.

Waltencir (centro) entre porteiros no Central

Waltencir (centro) entre porteiros no Central

O conhecimento que Parizzi adquiriu durante os anos em que trabalhou para a Companhia Central de Diversões teve início quando era ainda menino e lia as atas de reuniões no Cinema Politheama, que mais tarde daria lugar ao Cine-Theatro Central. “Minha carteira de trabalho foi assinada uma vez só”, relata Parizzi. Era impossível não conhecer todos os funcionários, os freqüentadores mais assíduos e aprender outros ofícios dentro do próprio cinema, como o de projecionista.

O brio com que Waltencir Parizzi revolve suas memórias do Cine-Theatro Central traduz o trabalho de quem fez o melhor pelo cinema em Juiz de Fora. O ex-gerente é uma fonte capaz de fornecer uma viagem pela trajetória do Central e da arte cinematográfica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s