Simpatias do mês de Junho

Eduardo reis, 24-06-09

A festa Junina tem na sua origem uma forma de culto externo tributado a uma divindade, realizado em determinados tempos e locais, desde muito antes do cristianismo. Com o surgimento da religião católica, essas formas de festejo e agradecimento sofreram certas modificações e as divindades foram substituídas por santos. Neste caso, Santo Antônio, São João e São Pedro.

Trazidas para o Brasil pelos portugueses, esses hábitos e crenças foram difundidos pelos missionários entre índios e negros. Com o passar do tempo, as oferendas e as festas tornaram-se cada vez mais freqüentes. Inseridas nesse universo da cultura popular, as histórias desses santos começaram a ser acompanhadas por simpatias que perduram até nos dias de hoje. Vejam abaixo a oração de cada um dos santos e algumas dessas simpatias:
santo_antonioSanto Antônio (13 de Junho)

Para arrumar namorado:

Amarre uma fita branca e outra vermelha no pescoço de santo Antônio. Os nós devem ser bem apertados para castigar o mesmo, pois dessa forma ele age mais rápido, fazendo com que seu pretendente apareça logo. Quando isso acontecer, o santo deverá receber orações, a fim de recompensá-lo pelo castigo e pelo desejo realizado.

Para conseguir proteção ao mau olhado, afastar a inveja e doenças:

Na noite do dia doze de junho faça um chá com arruda, cravo da índia, canela, alecrim e manjericão. No dia treze, após o banho, jogue esse chá sobre sua cabeça e deixe escorrer por todo o corpo. Colocar um dente de alho no bolso da roupa também serve para dar proteção, pois o cheiro do alho afasta os maus espíritos.

Para ganhar muito dinheiro:

Coloque três moedas no fundo de um pote de sal, mas cuide para que o sal nunca acabe, para que também não acabe o dinheiro. O sal traz sorte, pois espanta as energias ruins.

São João (24 de Junho)

Para saber se terá dinheiro:

No dia 23/6 pegue um ramo de louro e passe levemente pelo fogo. Depois, jogue-o sobre o telhado da sua casa. Se no dia seguinte ele ainda estiver verde, simboliza dinheiro para este e os próximos anos, mas se estiver retorcido, é um sinal de dificuldades.

Casamento próximo:

No dia de São João, coloque duas agulhas de tamanhos iguais dentro de uma bacia com água contendo duas colheres de açúcar. Se no dia seguinte elas estiverem próximas, simboliza que o casamento também está próximo.

Simpatia com a nota de um real:

No dia 23, coloque sobre o estrado da sua cama, ou seja, abaixo do seu colchão, uma nota de um real. No dia 24, ao sair de casa, dê a cédula ao primeiro pobre que encontrar e pergunte o seu nome. Pode ser indício do nome do seu futuro pretendente. Você poderá verificar também a primeira letra do nome e o tempo da seguinte maneira, através da primeira vogal: A – um mês, E – dois meses, I – três meses, O – quatro meses e U, cinco meses.

São Pedro (28 de Junho)sao pedro

Simpatia da chave debaixo do travesseiro:

No dia de São Pedro, coloque uma chave nova debaixo do seu travesseiro. Embrulhe-a em um papel branco com três pedidos e descreva como você desejaria que fosse sua nova casa. Deite-se e mentalizando que São Pedro e seus anjos estarão durante a noite procurando a casa dos seus sonhos.
Simpatia dos três copos e a aliança:

Você utilizará três copos e a simpatia deverá ser realizada no dia 28. Um copo deve estar vazio, o outro com água limpa e o terceiro contendo água com um punhado de terra (que representa dinheiro). Peça para alguém vendar seus olhos. Ela colocará uma aliança em suas duas mãos que estarão fechadas, segurando a aliança. Você será encaminhada(o) para que fique diante dos três copos (a pessoa deve trocar os copos de lugar enquanto você está com os olhos vendados). Ela perguntará: “É neste copo que deseja soltar a aliança? E assim por diante. Se a aliança cair no copo vazio, indica que não encontrará o amor este ano. No copo com água, conhecerá seu namorado e no copo com o punhado de terra, encontrará uma pessoa madura e com posses.

Simpatia da proteção da casa:

No dia de São Pedro, coloque dentro de um copo com água a chave da porta de entrada da sua casa e diga: “São Pedro, proteja minha casa, assim como protege de intrusos o céu; afaste todo e qualquer mal da minha casa e com a ajuda do anjo guardião, não deixe entrar nenhum ladrão”.

Leia também:

Festa Junina, uma tradição viva

Delícias da mesa junina

Anúncios

Uma resposta para “Simpatias do mês de Junho

  1. A ti, Senhor, elevo a minha alma. Em ti, meu Deus, confio: que eu não fique decepcionado, nem triunfem sobre mim os inimigos! Na verdade, não ficam decepcionados os que em ti esperam, decepcionados ficarão os que traírem a fé por uma futilidade. Indica-me, Senhor, teus caminhos, revela-me tuas sendas! Dirige-me no caminho da verdade e me ensina, porque Tu és o Deus, meu Salvador, e em ti espero, todos os dias. Lembra-te, Senhor, que tua ternura e teus favores são eternos! Não recordes os pecados de minha juventude nem minhas faltas! Lembra-te de mim segundo tua misericórdia, por causa de tua bondade, Senhor!
    O Senhor é bom e justo; por isso mostra o caminho aos pecadores, encaminha os humildes segundo a justiça, ensina aos humildes o caminho. Todas as sendas do Senhor são amor e fidelidade para os que guardam sua aliança e suas leis. Por causa de Teu Nome, Senhor, perdoa minha culpa que é grave! Há alguém que tema o Senhor? Ele lhe mostrará o caminho a escolher. Sua alma descansará na prosperidade, e sua descendência possuirá a terra. O Senhor se faz íntimo dos que o temem e lhes dá a conhecer a aliança. Meus olhos estão sempre fixos no Senhor, pois ele livra da rede os meus pés.
    Volta-te para mim e tem piedade, pois estou só e oprimido. Os infortúnios tomaram conta de meu coração, tira-me das angústias! Vê minha miséria e tribulação e perdoa-me todos os pecados! Vê quantos são meus inimigos e como me odeiam com ódio violento! Guarda minha alma e salva-me! Que eu não fique decepcionado por ter-me refugiado em Ti! A honradez e a retidão me sejam de valia, pois em Ti ponho minha esperança. Ó Deus, salva (fulano) de todas as tribulações! Fazer 3 pedidos: 2 difíceis e 1 impossível, publique e veja o que acontece no quarto dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s