Festas Juninas inserem arte no ambiente escolar

Flaviane Paiva – 24/06/09

A aluna de sete anos adora o arroz-doce servido nessa época do ano.

Júlia, de sete anos, adora o arroz-doce servido nessa época do ano.

No mês de junho, não há como não se lembrar das tradicionais Festas Juninas. As festas de São João, Santo Antônio e São Pedro atraem as pessoas aos arraiás nas noites frias de inverno. Mas não são só os fãs de quentão que aguardam essa época do ano. As crianças também esperam ansiosas as comemorações do mês de junho nas escolas, principalmente as de ensino básico.

Não se sabe ao certo quando as festas juninas foram inseridas nos calendários escolares. O fato é que raramente encontramos alguém que não tenha se fantasiado com vestido de chita ou roupas remendadas e dançado a quadrilha nas escolas quando criança.

Na escola Coronel Antônio Alves Teixeira, no bairro Progresso, a expectativa continua a mesma. As crianças ensaiam danças, quadrilha e outros números artísticos para apresentar no dia do arraiá da escola. A festa tradicionalmente do mês de junho, esse ano acontecerá no dia 10 de julho. O motivo, de acordo com a vice-diretora Iêda Duarte, é “para não atrapalhar as aulas. A agitação em torno da festa é muito grande e os alunos não se concentram”.

Iêda, vice-diretora da escola, acredita na importância cultural das festas.

Iêda, vice-diretora da escola, acredita na importância cultural das festas.

Por outro lado, Iêda sabe a importância desse evento na escola. “A festa junina engloba todas as matérias, não só a arte. Os professores desenvolvem atividades trabalhando o tema em áreas como matemática, português, ciências, geografia e história, renovando seu interesse. Além disso, fazem atividades artísticas e manuais ajudando a confeccionar as peças que ornamentam a escola”.

A aluna do 3° ano, Júlia, gosta do arroz-doce servido na hora do lanche pela escola. Iêda reconhece que esse é um ponto de muito interesse dos alunos: “Nessa época, nós procuramos dar canjica salgada, doce e outros pratos típicos, sempre estimulando a cultura junina”.

Organização e Diversão

Na escola Coronel Antônio Alves Teixeira, quem coordena os festejos é a professora de Educação Física, Virgínia. Ela é responsável por organizar o casamento caipira, a quadrilha e os outros números. Para acompanhar a preferência das crianças, a professora sempre acrescenta números de danças diferentes, com músicas atuais, que elas preferem, mas sem deixar de lado as músicas tradicionais.

S5032614

Sala de aula enfeitada por alunos e professores.

Esse é um momento de confraternização e diversão não só dentro da escola, como também da escola com a comunidade. “A gente organiza as prendas, as quermesses, a ornamentação e os alunos adoram. E no dia da festa há a participação da comunidade que ajuda muito também”, conta Iêda. As festas juninas também possuem valor econômico para a escola. “A festa do dia 10, esse ano em particular, não será para toda a comunidade, mas geralmente

Crianças se divertem em ambiente decorado.

Crianças se divertem em ambiente decorado.

é aberta a todos. As barracas com salgadinhos e comidas típicas, feitos pelos próprios funcionários, ajudam a arrecadar fundos para a escola. Esse dinheiro vai para a compra de material escolar e outros produtos que a escola precisa e que muitas vezes não são supridos pelas verbas que recebemos”, relata a vice-diretora.

Infelizmente, algumas crianças não participam das festas juninas. “Muitos alunos são de religiões que não permitem festa junina. E o maior problema é que são apenas crianças, então ainda temos que conversar com elas, explicar o porquê elas não pode participar”. Apesar disso, Iêda ressalta a importância dessa inserção cultural nas escolas: “a Festa Junina é uma comemoração tradicional, não pode acabar. Toda escola tem que preservar e manter as festas. As crianças precisam desse contato. Isso faz parte da educação, faz parte do instruir a criança, para não perder as tradições e sempre lembrar as coisas que passaram. Enfim, é educar mesmo”.

Saiba mais sobre a moda das festas juninas.

Confeccione enfeites para sua festa junina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s