O Dia do Trabalho no Brasil

Manifestação de trabalhadores, influenciados pelo anarquismo, no início do século XX

Manifestação de trabalhadores, influenciados pelo anarquismo, no início do século XX

Até o início do Governo Vargas (1930 – 1945) agremiações de trabalhadores fabris eram bastante comuns no país, embora ainda não representassem um grupo político importante, diante da pequena industrialização brasileira, nas primeiras décadas do século XX. Esta movimentação operária tinha se caracterizado, inicialmente, por influências anarquistas e mais tarde do comunismo. Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, essa influência foi predominantente dissolvida. Os trabalhadores das cidades passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalho era considerado pelos movimentos anarquistas e comunistas como uma data de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma a data em um momento de celebração do trabalhador. Tal mudança alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores, todos os anos, neste dia.

O salário mínimo brasileiro foi instituído em 1940, no Governo Vargas

O salário mínimo foi instituído em 1940, no Governo Vargas

O Dia do Trabalho passou a ser comemorado com desfiles, festas populares e celebrações oficiais, perdendo seu caráter de contestação. Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, que deveria suprir as necessidades básicas de uma família como alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário e lazer.
Atualmente, a característica de celebração foi adotada até mesmo pelo movimento sindical: uma das maiores organizações de trabalhadores do país, a Força Sindical, promove, anualmente, grandes shows com nomes conhecidos da música popular e sorteios de casa própria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s