Uma visão em tela grande

Michelle Clara – 24/06/2009

O cinema era a opção mais elegante para homens e mulheres que queriam se destacar na sociedade. Freqüentar o espaço era uma maneira de se fazer notar nas colunas sociais. Roupas elegantes, chapéus e acessórios tornavam cada exibição um desfile. 

montagem

Na inauguração do Cine Theatro Central, no dia 30 de março de 1929,  foi exibido um filme mudo e, para proporcionar mais grandiosidade ao espetáculo, eram executadas, ao vivo, em exibições de estréia, obras do italiano Mascagni. O cinema foi o pioneiro também porque incorporou som  aos filmes da época. Essa evolução tecnológica chegou em meados dos anos 30. 

Aos poucos o glamour do teatro deu lugar a televisão. O Cine Theatro Central perdeu grande parte de seu público. O abandono na década de 80 foi a pior fase. A sociedade se uniu a artistas importantes, e, em 1996, começaram as obras de restauração. Foram investidos, aproximadamente, R$ 2 milhões no projeto. Em 14 de novembro de 1996, o Cine Theatro foi oficialmente reinaugurado.

Passaram por lá 

A acústica formidável e a beleza arquitetônica permitiram que o Cine Theatro Central recebesse diversos nomes do cenário artístico. No palco, Paulo Autran, Bibi Ferreira, Eva Todor, Milton Nascimento, Ana Botafogo, Zé Ramalho, Rita Lee, Chico Buarque e muitos outros puderam apreciar e se impressionar com o magnífico cenário. A casa foi escolhida por músicos para a gravação de DVDs e lançamento de discos. 

Nele também é promovido o tradicional Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que atrai público de várias partes do mundo. Espetáculos de dança, colações de grau e apresentações locais demonstram a versatilidade desse espaço. 

Veja um trecho do Show de Zé Ramalho em Juiz de Fora e leia Patrimônio de Juiz de Fora completa 80 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s