Tradição junina movimenta economia de Juiz de Fora

Rodrigo Pedrotti – 24/06/2009

O meio do ano chegou e, no calendário oficial de festas dos brasileiros, os eventos juninos ou julinos não podem faltar. Com eles, vêm os produtos típicos e o comércio aposta em decorações e ofertas para aumentar as vendas. A economia de Juiz de Fora se prepara e alguns setores esperam alta de até 50% nas vendas.

Supermercado da cidade decorado para chamar a atenção dos consumidores

Supermercado da cidade decorado para chamar a atenção dos consumidores

Bandeirinha colorida, balão e até chapéu de palha. Os mercados e lojas da cidade ganham uma decoração típica. Stands também já começam a ser montados, tudo para divulgar os produtos das festas caipiras. A decoração, segundo o gerente de um supermercado da cidade, José dos Santos, “chama a atenção e estimula os consumidores”.

Nessa época, cresce a procura por alimentos a base de milho, mandioca e amendoim. Mas o consumidor deve ficar atento na hora de fazer as compras. Uma pesquisa de preços pode revelar grandes diferenças. A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora divulgou o levantamento de preços dos produtos juninos a partir de uma pesquisa realizada em cinco supermercados da cidade. Ela apontou variações de preços em 33 produtos. O principal foi o amendoim 500g, que custa entre R$ 1,49 a R$ 4,59, uma variação de 208,05%. Confira a tabela completa de variações de preços.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Mas não são só as comidas que ganham destaque nos meses de junho e julho. As festas caipiras pedem roupas adequadas e as lojas de tecido e fantasias também se preparam para receber seus clientes. Os vendedores dão dicas de cores, estampas e modelos. Tudo para que o traje típico saia o melhor possível. A variedade de preços também é grande. Para quem não quer ter trabalho, a dona de uma loja de fantasias de Juiz de Fora, Mounira Adade Rahme, afirma que o investimento na loja esse ano foi maior e que “o movimento já é 15% melhor que no ano passado”. Do tradicional xadrez aos mais sofisticados, o aluguel de vestidos pode ser uma opção.

Veja também: Festas juninas para arrecadação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s