À luta, mulheres!

Aline Muguet- 11/03/09

Cada vez mais as mulheres se engajam em projetos e movimentos sociais

Cláudia Lahni em manifestação no Calçadão no último sábado, 7 de março Cláudia Lahni em manifestação no Calçadão no último sábado, 7 de março   (foto: retirada do Blog Maria Maria)

Além de jornadas duplas (e até triplas) de trabalho, as mulheres têm conseguido tempo e disponibilidade para se engajarem em movimentos sociais. Não importa o tema – defesa dos seus direitos, violência doméstica, questões políticas e sociais, luta contra o preconceito. A atuação delas é constante e importante para a manutenção desses movimentos.

Nos movimentos sociais, as mulheres têm conseguido espaço significativo, com mais representatividade e em pé de igualdade com os homens. A avaliação é de Cláudia Lahni, professora universitária e membro do coletivo Maria Maria–Mulheres em Movimento. Segundo ela, a participação feminina sempre foi muito grande; seja em movimentos que tenham como tema a mulher ou em projetos diversos.“Essa atuação é fundamental para pressionar os governos em relação ao atendimento de demandas sociais e também na atuação em áreas de relativa omissão do Estado”, ressaltou.

A participação feminina não fica restrita aos movimentos sociais. Muitas mulheres atuam em projetos que visam alterar a realidade de uma comunidade. De acordo com José Augusto da Silva, diretor presidente do Instituto Cidade, o número de mulheres que participam dos projetos apoiados pelo Instituto é bem expressivo. “No Projeto Casablanca, por exemplo, a maioria são mulheres. No Segundo Tempo, um projeto do Ministério do Esporte que tem 120 colaboradores, essa participação é bem dividida”.
13-10-08placasegundotempomod4

Um dos projetos apoiados pelo Instituto Cidade com grande participação feminina

O papel cuidador, atributo natural e social da mulher na visão de José Augusto, que também é antropólogo,  é o principal motivo do sucesso da parceria entre as mulheres e o Instituto. Ele acredita que o processo de identificação com os projetos desenvolvidos pela instituição se dá pela vontade de atuar na área social, pela predisposição natural e pelo engajamento cada vez maior do público feminino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s