Cursos da UFJF escolhem novos coordenadores

Débora Nobre – 15/04/09

As unidades devem realizar as eleições até o final do ano para eleger os novos coordenadores

As eleições para coordenador dos cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontecem esse ano. Cada unidade tem liberdade para definir as regras e datas para inscrição das chapas, campanha, votação e definição dos novos coordenadores. Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Eduardo Magroni, apenas duas especificações determinadas pela UFJF devem ser seguidas por todas as faculdades. “A Universidade estabelece que essas eleições devem acontecer a cada 3 anos, sendo que o coordenador pode ser reeleito apenas uma vez”, diz Eduardo.

Comunicação
Na Faculdade de Comunicação (Facom), um novo coordenador para o período diurno será eleito . Jesualdo de Almeida Castro é técnico-administrativo, membro da comissão para a eleição deste ano (além dele, há uma representação docente – a professora Tereza Neves – e outra dicente – a acadêmica Marília Xavier). Ele explica que todos os professores do quadro permanente da Universidade que estejam dando aulas na Facom podem se candidatar ao cargo.

Mas as inscrições de chapas já estão encerradas. A campanha acontece entre os dias 22 e 28 de abril. Para Jesualdo, esse é o momento dos candidatos terem contato com os alunos e apresentarem suas propostas. Todos os professores e alunos matriculados na Facom no turno diurno podem votar. “O resultado deve sair no mesmo dia. Depois temos que enviá-o à Congregação do curso para que seja aprovado”, diz Jesualdo.

Candidatos

A professora Cristina Musse é a única candidata à Coordenação, na eleição que acontece dia 29 de abril, das 8 às 15 horas, na sala da Diagramação. O candidato a vice é o atual coordenador, o professor Álvaro Americano. Caso seja eleita, a professora pretende marcar uma reunião com os professores de outras faculdades que dão aulas na Facom. Ela quer marcar também um debate com os alunos para saber a opinião deles sobre o curso. “É fundamental ouvir os alunos”, afirma Cristina.

Outro desejo da candidata é melhorar a relação entre a graduação e a pós graduação, criando melhor indentidade entre as duas. “Também podemos realizar mais intercâmbios de graduação com faculdades de Minas Gerais. Outro ponto importante é aumentar o incentivo para que os alunos participem de congressos com a produção de artigos acadêmicos”, conclui Cristina.

Ouça a entrevista com Marília Xaves, Coordenadora do Diretório Acadêmico, sobre o papel do Coordenador de Curso

Cristina Musse, candidata à Coordenação

Cristina Musse, candidata à Coordenação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s