DA promove debate para as Eleições DCE 2009

Davi Ferreira – 15/04/2009

Mesa do Debate

O DA de Serviço Social promoveu na terça 13/04 o único debate para as eleições do DCE com divulgação suficiente para reunir os estudantes. Esse ano o processo eleitoral foi extremamente rápido e muitos estudantes sequer sabem que as eleições são no dia 15 e 16 de abril. De acordo com Bruno Bruziguessi, mediador do debate e membro do DA de Serviço Social, a idéia foi levar discussão política para os estudantes e evitar o “voto por coleguismo”.

E foi o que aconteceu. A Chapa 1 – Eu não vou me adaptar, a Chapa 2 – Um novo enredo, e a Chapa 3 – de que lado você samba, discutiram questões relevantes para os estudantes. Entre elas o apoio estudantil, os cortes de recursos da educação, as conseqüências do Reuni, o papel do DCE em relação aos outros movimentos sociais, a união e mobilização dos estudantes, a carteira de estudante, a meia-entrada, as bolsas, o diploma, o ensino a distância e a estrutura organizacional do DCE.

A participação dos estudantes também foi intensa. Após a primeira rodada de perguntas entre os candidatos, a platéia enviou suas perguntas por escrito, e na rodada seguinte oralmente. Entre as questões colocadas pelos estudantes, destacamos a de onde vêm os recursos das chapas e a prestação de contas desses recursos. Mesmo todas as chapas respondendo, a questão não ficou tão clara. As respostas coincidiram quase no mesmo discurso: apoio conseguido dentro das próprias chapas, com os membros, algumas entidades etc. Não foi quantificado o valor dos apoios e os partidos políticos envolvidos. Não se falou em prestação de contas dos recursos de campanha.

Participação DebateO que mais marcou o debate foi o atrito entre as Chapas 3 e 1. A Chapa 1 defende uma postura mais radical em relação às reivindicações estudantis. Isso significa ir para a rua, com protestos intensos para chamar atenção às reivindicações. A Chapa 3 defende uma postura mais conservadora de negociação. Sentar e dialogar, pesquisar o problema, negociar junto aos que detém o poder para resolver as reivindicações. “Não é fechando o transito e fazendo um monte de velhinho e deficiente físico andar a pé até o Bom Pastor que você vai mobilizar a opinião pública”.

A Chapa 3 criticou veementemente a organização da gestão atual. Inclusive as instalações, os cartazes escritos à mão e a forma de atendimento aos estudantes. “Encontrei o DCE aberto, ninguém na sala. Eu mesmo tive que colar o selo na minha carteirinha”. Por outro lado, a Chapa 1 criticou o monopólio da carteirinha em relação a UNE, principal apoiadora da Chapa 3. Acusou a UNE de fazer assembléias despolitizadas, em que os estudantes vão interessados apenas em shows, eventos e diversão. Disse que o DCE não pode ter uma posição passiva em relação aos mandos e desmandos da Reitoria e do Governo.

Já a Chapa 2, ficou no meio termo dessa discussão. Ao passo que recebe apoio implícito da UNE e se alinha ao PT de Lula (toda a equipe que trabalhou para Margarida Salomão nas últimas eleições municipais apóiam essa chapa, inclusive professores), a Chapa 2 se disse divida em relação ao Reúne e ao monopólio da carteirinha pela UNE, e a favor das manifestações. A Chapa 2 acusou a gestão atual de não realizar nenhuma assembléia geral de estudantes no ano passado. A Chapa 1 respondeu dizendo que fizeram uma assembléia no protesto após a aprovação do Reuni (isso mesmo, no próprio ato) e que os apoiadores da Chapa 2 não estavam presentes, assim como em outras ocasiões de mobilização. Apesar da grande rivalidade, remanescente das eleições passadas, Chapa 1 e 2 concordaram em alguns pontos nas últimas rodadas do debate. Entre essas questões estão a penetração do DCE nas instituições particulares, o desfalque do Prouni (um estudante em faculdade particular custa o mesmo de três em faculdade pública) e os cortes de verbas para educação devido à crise.
Entre a chapa 2 e a chapa 3 não houve nenhum momento de atrito ou divergência.

Veja a avaliação do debate pelas chapas e pelo DA de Serviço Social.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s