A crise do mundo real

Flaviane Paiva – 27/05/2009

Foto: Corbis

Foto: Corbis

A crise nos clubes em Juiz de Fora reflete a mudança de comportamento da sociedade. Hoje, ser mais informado e ter mais experiências é sinônimo de um futuro melhor. Os principais prazeres são consumir e passar horas em frente aos eletrônicos, como computadores e vídeo-games. Desse modo, não é surpresa que os espaços para recreação ao vivo, esportes e lazer estejam em decadência.

Domingo não é mais dia de ir ao clube com a família. É dia da filha ir ao shopping, do filho “passar a última fase” do mais novo game do playstation3, da mãe aproveitar pra descansar vendo a última temporada de “Desperate Housewives” e do pai ver, e não jogar, o futebol de final de semana.

Nesse novo modelo, nas férias, as crianças não querem e não podem mais passar dias no clube com os amigos. Agora é preciso fazer um intercâmbio para aprimorar o inglês ou simplesmente mais um curso de informática ou de uma outra língua.

E não são só os clubes esportivos que estão em crise: “Fazenda? Mato? Que medo! O mosquito me picou e estou com malária! Pequei um carrapato, vou ter que ir ao médico. Vaca? Porco? O leite vem da caixinha! O porco é um bicho muito pequenininho, que bate na minha batata da perna, assim como a vaca. Cavalo? Não ando de jeito nenhum, vai que ele me morde?”. Soou estranho? Para muitas crianças e adolescentes é a realidade.

Mas, então, o mal do século são os eletrônicos? Não. O mal do século está mesmo nas pessoas que usam os eletrônicos, que se esquecem que existe um mundo real, além do mundo virtual. Não é errado gostar de novas tecnologias. É, no mínimo estranho, se limitar a essa realidade virtual. Porque não ter tempo tanto para assistir à final do campeonato, como para jogar a pelada de final de semana no clube? Se soubermos organizar nosso dia a dia, vamos conseguir assimilar as novas informações, cursos e tecnologias de uma maneira saudável, sobrando tempo para sair com a família, ir para o clube e conhecer o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s