A nova realidade jornalística

Igor Gama- 15/04/09

O aparecimento de novos meios de comunicação social introduziu novas rotinas e novas linguagens jornalísticas. O jornalismo escrito possibilitou a visualização de textos apoiados na impressão de fotos. O jornalismo radiofônico se caracterizou pela informação sonora, explorando todas as suas nunces e variações. Já jornalismo televisivo, disponibiliza a informação a partir de elementos sonoros e imagéticos. O advento do webjornalismo proporcionou ao leitor, ouvinte e telespectador uma nova possibilidade de comunicação, que se caracteriza pela junção de todas as mídias. A convergência entre texto, som e imagem em movimento aproximou o internauta do acontecimento noticiado.

O novo meio permite maior interação entre o público e a fonte produtora da informação. No webjornalismo, a notícia deve ser encarada como o princípio de algo e não um fim em si própria, devendo funcionar apenas como o “tiro de partida” para uma discussão com os leitores. Além disso, o público não fica refém do horário de um telejornal, de um rádiojornal ou da hora que a banca de jornal vai fechar. Em qualquer momento do dia ou da noite, o webleitor pode acessar uma página de webjornalismo.

O novo panorama hipermidiático é reflexo do atual estágio da comunicação , caracterizado pela velocidade, descartabilidade e não-linearidade da informação, modificando as exigências do receptor quanto a confecção das matérias. Dessa forma, o webjornalista passou a produzir uma matéria-mosaico, formada a partir de informações fornecidas em diversas mídias, de forma objetiva e clara, permitindo ao webleitor uma apreensão instântanea dos fatos e outras possibilidades de navegação .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s