O futuro da web ao 3.0 pertence

Nova plataforma da rede já é discutida por especialistas

Se o que vivemos hoje é uma Internet que conta e muito com a participação do usuário em sua construção, daqui a alguns anos poderemos ter outro foco na rede. É o que tem sido falado sobre o futuro da rede mundial de computadores, que converge no termo Web 3.0.

Essa nova geração seria mais focada na organização dos dados disponíveis hoje em dia na Internet, fazendo com que os programas existentes entendessem melhor esses dados e pudessem dar respostas mais organizadas às buscas dos usuários. Isso significa que, daqui a poucos anos, quando você entrar em um programa de busca de informações, não precisará de uma palavra chave para achar uma página sobre um tema que te interessa.

As páginas já existentes na Internet serão procuradas pelos sites de busca como se fossem dados. A partir daí, poderão ser organizadas de forma a facilitar a vida do usuário. Quando você precisar saber mais sobre um ator que fez um filme policial, não precisará saber o nome dele. A Web 3.0 organizará as páginas como dados. Por exemplo: todos os filmes policiais, que tenham cenas de perseguição de carros, produzidos nos últimos cinco anos, etc.

Muitos criticam essa nova classificação da Internet, pois argumentam que essas colocações são baseadas em programas que não existem ainda. Também se defende que os novos programas estariam constantemente rastreando informações nos computadores e poderiam ser um novo tipo de spyware. Porém, há de se admitir que a perspectiva é animadora, Já que, se essa idéia se concretizar, poderemos fazer buscas de páginas como são feitas buscas de mp3 em programas de compartilhamento de arquivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s