Para além das latas

Eduardo Reis, 10-06-09
Grupo Afro-Latas de Juiz de Fora

Grupo Afro-Latas de Juiz de Fora

Não se pode negar a importância de projetos sociais que visam o amparo de comunidades que enfrentam problemas como o tráfico de drogas, violência e a pobreza. Mas há que se convir que é sempre tudo tão igual…Se não é hip-hop, é tambor, latas, cursos de bordado, artesanatos. Existe alguma surpresa ou inovação? Não é que se queira, aqui, deslegitimar tais iniciativas, nem tampouco, questionar a eficácia e o mérito das mesmas. Só estamos fazendo uma breve observação.

Quem foi que disse que moradores de bairros pobres só gostam dessas coisas? Não, porque pelo menos é o que parece. Pode-se pensar que esse corriqueiro fenômeno advenha do fato de que grande parte dos projetos sociais são instalados por uma parcela da sociedade que não vive nessas comunidades. Sendo assim, é muito provável que já venham com um conceito pré-estabelecido, de senso comum, do que essas pessoas gostam, para que têm talento, quais são as manifestações culturais que permeiam seu cotidiano.

Há ainda aqueles casos em que os próprios moradores das favelas, dos bairros mais carente criam suas associações, com os mesmos tipos de atividades. Bom, isso nos faz crer então que esse universo é, realmente, característico e predominante nas comunidades de maior necessidade. Mas surgi uma dúvida: Será que ao criar suas próprias organizações o pessoal do morro já não esteja, também, impregnado de pré-conceitos?

Fica difícil delimitar o que pode ser ou não pertinente nessas suposições. Mas, acredita-se que não é absurdo, muito menos ingênuo, pensar que nem só de latas e hip-hop alimenta-se a cultura de um bairro carente. Alguém já teve a curiosidade de perguntar do que mais eles gostam?

Anúncios

Uma resposta para “Para além das latas

  1. Pingback: Destaques da Edição de 10/06 a 23/06/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s