Pirâmide invertida ou inversão da ordem?

Nara Mourão – 18/11/2008

Além de escrever o blog Pé na África, Fábio Zanini também é jornalista da Folha de São Paulo e Folha Online. A diferença entre a notícia de cá e de lá são os bastidores. Se você quer pirâmide invertida hierarquizando a informação, passe longe do blog. Se o seu negócio for uma fofoca sobre os ossos do ofício jornalístico direto da última parada do Zanini, dá para se esbaldar com o Pé na África.


Em outubro deste ano, o presidente Lula visitou Moçambique, encontrou-se com o ícone sul-africano Nelson Mandela e com o presidente moçambicano Armando Guebuza. Ao buscar pela visita de Lula na Folha Online é possível encontrar apenas um registro, uma notícia curta sobre a visita do presidente brasileiro a Moçambique e seu encontro com Guebuza.


No blog, o burburinho da chegada de Lula a Moçambique foi registrado através do diálogos de africanos que conversaram com Fábio ao identificá-lo como brasileiro. Os africanos descritos na postagem estavam eufóricos pela visita do nosso presidente. A matéria intitulada Lula popstar compara a chegada dele à de Madonna quando esta promove seus megaconcertos. Já o encontro do presidente brasileiro e Nelson Mandela é praticamente uma aula de jornalismo, paciência e ironia. O plantão na calçada da casa onde os dois se reuniram, a Internet lenta do hotel e a quase certeza de uma frustração naquela espera são mostradas com bom humor.

"Ô Companheiro Guebuza"

Lula na África: "Ô companheiro Guebuza"

Há um sem número de exemplos na diferença do tratamento da informação ao compararmos o blog Pé na África e a Folha Online. Nenhuma das leituras desinforma, mas, sem dúvida, elas têm sabor bem distinto. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s