Expressões futebolísticas no nosso dia a dia

Será que Dunga bateu na trave? Ou fez um gol de placa? Ele vai ter é que correr com a bola para chegar à finalíssima, porque com tantos contra a lista da convocação, se der zebra o prejuízo não poderá ser justificado nem pela raça.

Não compreendeu esse último parágrafo? Pois é, essas são as expressões futebolísticas. Para os fãs de futebol elas fazem parte do cotidiano. O esporte, de tão  importante no país, reflete até nos palavreados corriqueiros mesmo daqueles que não gostam tanto assim do esporte.

No glossário de futebol podemos entender melhor todas essas gírias e termos técnicos. No site da TVEBrasil você pode procurar as expressões em ordem alfabética de acordo com o Dicionário Aurélio e Folha de São Paulo. Na letra A, por exemplo você encontra: Abrir o jogo: (1) Mudar o jogo para as laterais. (2) Atacar pelas extremidades. (3) Demonstrar desinteresse. (4) Facilitar aproximação e entendimento por meio de suborno; Amarrar o jogo: (1) Interromper freqüentemente a partida, apitando faltas numerosas. (2) Prender o jogo, cometendo faltas e praticando a catimba: prender o jogo, amarrar, cozinhar; Arrumar a casa: Reformular taticamente o time (o treinador) no intervalo da partida, entre outros.

Existem também expressões que foram adequadas e usadas no futebol. Você sabe o porquê da origem de Cartola, lanterninha e zebra? Segundo a revista Superinteressante, Cartola originou-se da figura-símbolo do Fluminense, criada pelo chargista argentino Molas. O personagem era um sujeito de cartola e passou a designar qualquer dirigente; Lanterninha refere-se à equipe que termina em último num torneio. O mesmo termo dá nome à luz de popa de uma embarcação, ou seja, a luz que fica atrás do barco; e Zebra é uma palavra que se deve origem ao jogo-do-bicho. Na verdade, a zebra não está entre os 25 animais que emprestam seus nomes a essa loteria ilegal. Por isso, “dar zebra” é impossível. O termo passou a significar um resultado muito inesperado.

1 comentário

Arquivado em Esporte

Uma resposta para “Expressões futebolísticas no nosso dia a dia

  1. Pingback: Principal: Preparação para Copa sob diversos os ângulos « Juiz de Fora Online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s