Gestão do DCE tira caixa do vermelho

Por Tamires Freitas

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a instituição responsável por defender os interesses doa alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para realizar esse trabalho, ter estrutura financeira é fundamental. Deste modo, a instituição vem evoluindo durante os últimos anos e, segundo o fluxo de caixa, tem atualmente mais de 4 mil reais.

No entanto, a situação há dois anos não era das melhores. No ano de 2009, a Gestão “Sempre Em Frente” teria deixado o caixa no vermelho, com cerca de 3 mil reais de dívidas, segundo a atual coordenadora do DCE, Mirelly Cardoso. Tesoureira da Gestão “Um Novo Enredo,”, que assumiu logo depois, Mirelly afirmou que, além das dívidas, várias pendências e notas não deixaram as contas daquela gestão serem aprovadas. Por sua vez, a gestão “Um Novo Enredo” conseguiu levantar fundos e fechou seu caixa no ano passado, com 1236 reais, positivos.

Posteriormente, veio a gestão “Outra Palavras”. Segundo o balanço financeiro divulgado no último Conselho de Da´s e Ca´s (Concada) realizado no início de abril, o caixa do DCE conta com mais de 4 mil reais. Segundo a atual coordenadora da gestão, Mirelly Cardoso, o DCE não recebe ajuda financeira de nenhum órgão e teve de se movimentar para tirar o caixa do vermelho. “Em ambas as gestões em que participei, tivemos de realizar eventos, como calouradas e festas, para conseguir dinheiro. Os patrocínios também nos ajudaram muito”, afirmou.

Balanço atual depende de aprovação

Embora tenha conseguido melhorar financeiramente seu caixa, o DCE enfrente problemas para validar o atual balanço. Segundo a tesoureira da gestão “Outra Palavras”, Fabíola Paulino, “faltou o quórum necessário para que as contas fossem aprovadas”. Segundo Mirelly Cardoso, é importante mostrar à comunidade acadêmica as contas do diretório. “Temos esse compromisso de prestar contas, mostrar de onde saíram nossos recursos. O dinheiro que está aqui não é do DCE e sim dos alunos. Usamos tudo em prol deles”, completou.

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário