Gestão do DCE tira caixa do vermelho

Por Tamires Freitas

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a instituição responsável por defender os interesses doa alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para realizar esse trabalho, ter estrutura financeira é fundamental. Deste modo, a instituição vem evoluindo durante os últimos anos e, segundo o fluxo de caixa, tem atualmente mais de 4 mil reais.

No entanto, a situação há dois anos não era das melhores. No ano de 2009, a Gestão “Sempre Em Frente” teria deixado o caixa no vermelho, com cerca de 3 mil reais de dívidas, segundo a atual coordenadora do DCE, Mirelly Cardoso. Tesoureira da Gestão “Um Novo Enredo,”, que assumiu logo depois, Mirelly afirmou que, além das dívidas, várias pendências e notas não deixaram as contas daquela gestão serem aprovadas. Por sua vez, a gestão “Um Novo Enredo” conseguiu levantar fundos e fechou seu caixa no ano passado, com 1236 reais, positivos.

Posteriormente, veio a gestão “Outra Palavras”. Segundo o balanço financeiro divulgado no último Conselho de Da´s e Ca´s (Concada) realizado no início de abril, o caixa do DCE conta com mais de 4 mil reais. Segundo a atual coordenadora da gestão, Mirelly Cardoso, o DCE não recebe ajuda financeira de nenhum órgão e teve de se movimentar para tirar o caixa do vermelho. “Em ambas as gestões em que participei, tivemos de realizar eventos, como calouradas e festas, para conseguir dinheiro. Os patrocínios também nos ajudaram muito”, afirmou.

Balanço atual depende de aprovação

Embora tenha conseguido melhorar financeiramente seu caixa, o DCE enfrente problemas para validar o atual balanço. Segundo a tesoureira da gestão “Outra Palavras”, Fabíola Paulino, “faltou o quórum necessário para que as contas fossem aprovadas”. Segundo Mirelly Cardoso, é importante mostrar à comunidade acadêmica as contas do diretório. “Temos esse compromisso de prestar contas, mostrar de onde saíram nossos recursos. O dinheiro que está aqui não é do DCE e sim dos alunos. Usamos tudo em prol deles”, completou.

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s