O empreendedorismo de empresas juniores na formação de jovens acadêmicos

Por Thalita Souza

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o empreendedorismo deixa de ser um diferencial e passa a fazer parte da rotina de muitos jovens. Em busca de um contato com o mercado de trabalho antes de sair da faculdade, os estudantes se organizam para gerenciar empresas, com clientes reais, que fazem parte de uma federação, mas sem fins lucrativos. Esse empreendimento é chamado de Empresa Júnior.

As empresas trabalham de forma integrada no Brasil inteiro. São geridas por federações, em nível estadual, e por uma confederação, em nível nacional. O movimento conta com mais de 22 mil universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores por todo Brasil e realiza mais de 2 mil projetos por ano.

A integração e a coordenação dessas empresas ficam a cargo da Brasil Júnior, o órgão máximo entre as EJs, que é formada por estudantes vinculados às empresas.  A atual presidente da  Acesso Comunicação Junior, empresa de Comunicação da UFJF, Magali Pereira, explica a importância de uma empresa ser ligada ao movimento. “O principal motivo de uma EJ estar ligada às outras instâncias do movimento empresa junior, como a federação do seu estado e a confederação nacional, é o fato de ela se integrar ao MEJ de forma efetiva, para que possa buscar cada vez mais crescimento para a sua empresa. Estando em contato com o exterior, a EJ pode aprender práticas de gestão e mercado que podem auxiliar no desenvolvimento do seu negócio, fazer contatos importantes com outras empresas juniores e também empresas seniores que valorizam muito a atuação dos juniores no mercado.”

Os eventos

O principal objetivo dessas empresas universitárias é promover a capacitação dos membros, que recebem aprendizado em troca da dedicação oferecida ao trabalho. Para isso, acontecem eventos em todo o Brasil, com palestras, apresentação de cases e workshops.  O próximo evento acontece em Belo Horizonte, o EMEJ BH, nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio.

Apresentação de case da Acesso Comunicação Jr. no Encontro Nacional de Empresários Juniores.

Uma grande oportunidade nestes encontros é a chance de apresentar cases. Assim, a gestão do conhecimento dentro do MEJ é mantida, e a empresa pode ter seu trabalho reconhecido.

O assessor de publicidade da Brasil Júnior, Mateus Almeida, já participou de dois encontros estaduais e um nacional e comenta;  “acredito que o MEJ é um movimento que sobrevive por causa da integração entre as EJs e dos seus membros. Todas as metas traçadas têm como objetivo fortalecer o conjunto e fazer com que todos caminhem para um objetivo em comum dentro da sua própria realidade”.

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