Parlamento Jovem dá oportunidade para estudantes na política

Por Renato Itaboray

Foi instalado na tarde do dia 24 de março, o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Juiz de Fora. A cerimônia marcou o início da participação política de 85 estudantes juizforanos do 1º e 2º anos do ensino médio. Alunos da Escola Estadual Coronel Antônio Alves Teixeira, dos colégios Santa Catarina e dos Santos Anjos formam o grupo que fará contribuições à legislação estadual referente à destinação ideal de resíduos.

Os alunos serão responsáveis pela discussão do assunto e pela produção de propostas a serem encaminhadas ao Parlamento Mineiro. As propostas podem contribuir para as legislações municipais, já que serão primeiramente discutidas na Câmara Municipal.

O projeto foi desenvolvido no ano passado em Belo Horizonte e agora parte para o interior de Minas Gerais, contemplando 12 cidades. Além do respaldo da Câmara Municipal, os alunos contarão ainda com o apoio de monitores da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A ação dá novos ares à educação dos alunos, mostrando caminhos alternativos para o ensino nas escolas. O programa incorpora valores democráticos aos alunos, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa as instituições políticas, por meio da participação.

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s