Benefícios da natação para crianças

Por Lucilia Bortone

Incentivar crianças a realizarem alguma atividade física é tarefa difícil para os pais. Mas um esporte que pode ser introduzido na vida dos pequenos nos primeiros meses de vida é a natação. A natação ajuda na coordenação motora, noção de tempo e espaço, além de prevenir doenças respiratórias. “A natação é uma atividade cardiorespiratória. Alguns pediatras recomendam a natação para crianças que tem rinite alérgica, sinusite e outras doenças, mas em período de crise eles pedem para a criança não fazer a atividade”, explica a professora de natação Ana Cláudia Lima.

A dona-de-casa Sônia Melo matriculou o filho Pedro de seis anos na natação por recomendação do ortopedista. “A natação para ele foi além dos benefícios para a saúde, ele fez muitos amigos e adora participar das competições internas”, disse Sônia.

Segundo a professora Ana Cláudia, a partir do sexto mês de vida a criança já pode iniciar o contato com a água, o trabalho com elas é feito de forma lúdica e com a presença dos pais. “Com as mais novas a gente trabalha muito com música e brinquedos, já ensinando as pernadas e braçadas de cada estilo. Sempre mostrando as pranchas de bichinhos para elas associarem a borboleta com o nado borboleta”.

(Ouça a entrevista da professora de natação Ana Cláudia Lima)

Além dos benefícios motores, a natação também ajuda no desenvolvimento cognitivo. Crianças que se adaptam ao meio líquido em idade pré-escolar têm maior rendimento no processo de alfabetização.

Cuidados

A natação exige alguns cuidados com os bebês, principalmente dentro da piscina. “Também orientamos os pais a agasalharem as crianças após saírem da piscina, para evitar choques térmicos, muitas piscinas possuem aquecimento da água, por exemplo”, completa a professora Ana Claudia. Os pais devem entender que matricular os filhos em aulas de natação não significa que eles se tornarão campeões no esporte. “Meu filho gosta de competir e é fã o César Cielo. Acabo incentivando, mas ele é quem vai escolher”, conta a dona-de-casa Sônia Melo.

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s